quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Os Tremere Teliavélicos

Na Lituânia, o clã Tremere se transformou numa linhagem única. Tendo se separado do clã principal antes do fundador ter diablerizado Saulot e solidificado seu lugar como Antediluviano, esta jovem linhagem divergiu de seu clã de origem significativamente e de muitas maneiras.

Os Tremere Teliavélicos

     Adotando o nome do deus Teliavel oriundo da Lituânia, o protetor dos mortos, os Tremere da Lituânia formam uma ramificação exclusiva do clã. Incapazes de se recuperaram do horror inicial de sua transformação em cainitas, um pequeno grupo de Tremeres deixou Ceoris supostamente para auxiliar na expansão da influência de seu novo clã no mundo. Na verdade, eles desejavam apenas buscar meios de reverter as mudanças catastróficas que sofreram.
    Nas florestas da Lituânia, estes Tremere encontraram refúgio entre a população pagã, que os considera como encarnação de Teliavel (ou Kaleval) e acolheu os recém chegados como sacerdotes e xamãs. Descartando o nome “Tremere”, estes cainitas começaram a referir a si mesmos como Teliaveis, reservando o nome de seu antigo clã para interações abençoadamente raras com capelas fora da Lituânia.
     Além disso, os Teliaveis sentiram emanações místicas vindas da terra e que permeavam o solo, floresta e animais. Eles descobriram com seus seguidores pagãos que estas emanações vinham da Siela, a parte do espírito que ainda ficava presa ao mundo depois da morte e que também habitava em animais, plantas e até mesmo nas rochas. Animados com esta descoberta, os Teliaveis logo desenvolveram a trilha taumatúrgica baseada na combinação de sua vitae com o solo, seiva de árvores ou o sangue de animais, produzindo uma variedade de efeitos. Além disso, sua proximidade deliberada com o solo rico em vis por si só os permite convocar os aspectos metamórficos de seu sangue Tzimisce.
     De forma contrária a seus colegas da Europa, que preferem se distanciar dos mortais e conduzir seus afazeres em segredo, os Telyavs operam abertamente entre a população pagã da Lituânia. Seus hábitos noturnos e gosto por sangue parece totalmente apropriado para seus papéis como servos do protetor dos mortos. Embora insistam em manter a localização de suas capelas em segredo, transitam pela sociedade humana com relativa liberdade.
Embora os Tremere Teliavélicos não estejam mais perto de restaurar sua humanidade do que estavam quando se separaram de seu clã de origem, conseguiram obter um compensatório senso de conexão com o mundo dos vivos. Ao assumir os papéis de sacerdotes e xamãs, também firmaram para si um lugar na sociedade pagã como uma ponte entre os vivos e os mortos.
Alcunha: Pastores
Aparência: Ao contrário da maioria dos Tremere no Sombrio Mundo Medieval, os Tremere Teliavélicos abraçam mulheres pois as consideram personificações das deusas-mãe sombrias do paganismo local. Embora a maioria deste grupo ainda seja composta por homens, um terço é mulher, e muitas destas foram abraçadas na idade média. Evitando as vestimentas mais sombrias de seu clã de origem, os Telyavs se vestem de modo a misturarem-se com a população local, adotando as vestimentas do povo comum ou as túnicas e símbolos de suas recentemente adotadas divindades patronas.
Refúgio: A maioria dos Telyavs ocupam uma capela próximo a Riba. Situada no bosque no topo de uma colina sagrada, esta capela permanece um dos segredos mais bem guardados do clã. Embora outros Tremere saibam que ela existe, somente os Telyavs conhecem sua localização. Algumas outras poucas capelas desta linhagem existem por toda Lituânia e Polônia. Ocasionalmente , um Telyav solitário reside com seus seguidores pagãos, protegido por carniçais. Além de suas capelas, os Tremere Teliavélicos frequentemente possuem refúgios secundários, os quais também servem como santuário para adoração pagã.
Antecedentes: Candidatos ao abraço precisam vir das fileiras pagãs. Muitos são sacerdotes ou sacerdotisas da antiga religião. A Lituânia se tornou um campo de batalha entre as tribos pagãs e a ordem cristã da espada, portanto alguns poucos Telyavs também têm origem guerreira.
Criação de Personagem: O Tremere Teliavélicos geralmente possuem conceitos druídicos ou xamanistas. Como no clã de origem, Atributos Mentais e Conhecimentos assumem maior importância na maioria dos casos, embora um guerreiro possa priorizar os Atributos Físicos e Talentos. Naturezas e Comportamentos geralmente refletem a visão de mundo pagã do Telyav. Os Antecedentes incluem aliados (seus seguidores mortais pagãos) e Influência. Eles seguem mais frequentemente o Caminho da Besta ou da Humanidade.
Disciplinas: Auspícios, Presença, Taumaturgia
Fraquezas: Os Tremere Teliavélicos acham difícil combater os efeitos da fé verdadeira ou símbolos sagrados cristãos. As dificuldades para resistir ao frenesi são 2 níveis mais altas do que o normal quando confrontados por um inimigo que use sua fé verdadeira como defesa, os Telyavs recuam diante da visão da cruz ou outros símbolos da fé cristã.
Organização: Os Tremere da Lituânia adotaram uma pirâmide modificada. Cada geração bebe por duas vezes o sangue da geração anterior, gerando um quase laço de sangue com a geração de seu senhor. Tipicamente, alguns Telyavs se reúnem para supervisionar o abraço de um novo membro, assegurando assim o fornecimento de sangue para estabelecer um laço hierárquico entre gerações
Destino: Os Tremere Teliavélicos continuam a existir até o século XVI, quando a união da Lituânia e Polônia resultou no triunfo da religião cristã sobre o paganismo. Caçados pela igreja, eles são eventualmente dizimados numa grande conflagração que destrói sua capela principal e a maioria de seus membros. No período de poucos anos, os Telyavs remanescentes são capturados e destruídos pela inquisição e pelos exércitos do novo estado cristão.
Mote: A Terra e tudo que dentro e acima dela reside expõem seus segredos para mim. Através do poder do meu sangue, eu me torno todas as coisas.

Fonte: Libellus Sanguinis 2 - págs 61 e 62

Nenhum comentário:

Postar um comentário