sábado, 4 de junho de 2016

Qualidades e defeitos - Dark Ages Inquisitor Companion


Resistente (3 pts qualidade)
Você pertence a um grupo de pessoas resistentes e de pele grossa, ou talvez deus o tenha abençoado. Você absorve danos mais facilmente do que a maioria. Todas as rolagens de absorção são feitas com dificuldade -1.

Baixo Limiar de Dor (2 pts defeito)
Embora você possa ter sido generosamente abençoado de muitas formas, não é o caso ao que se refere com lidar com o desconforto físico. Seu limiar de dor é extremamente baixo. O que outros consideram uma dor menor, para você trata-se de algo debilitante. Embora absorva danos normalmente, você sofre uma penalidade adicional de -1 na parada de dados sempre que está ferido (e uma penalidade de -1 mesmo no nível escoriado).

Mentiroso talentoso (2 pts qualidade)
Outros podem se entregar quando mentem, uma gagueira, um olhar para o chão, um tremor na voz – todos indicam o engano para o pretenso incauto. Mas você não se entrega. Você é capaz de contar mentiras descaradas e fazer com que pareçam ser absolutamente verdadeiras. Mesmo os sacerdotes veteranos têm dificuldade de discernir quando você está mentindo. Se você for astuto, pode até mesmo ser capaz de descobrir caminhos ao redor dos Dons de seus companheiros inquisitores (não que você vá precisar fazer isso). Todas as rolagens para discernir se você está mentindo são feitas com dificuldade +2. No caso de uma mentira realmente óbvia, a dificuldade será apenas +1.

Mira de Davi (3 pts qualidade)
Sua mira é abençoada, como a de Davi ao jogar a pedra em Golias. Sua percepção de distância e compreensão de outros fatores relevantes lhe dão uma clara vantagem em todos os ataques a distância. Dobre todos os benefícios da mira (veja pág 246 do livro Dark Ages Vampire).

Ingênuo (2 pts defeito)
Você não é necessariamente estúpido, mas definitivamente é muito crédulo para o mundo em que vive. Você espera que os outros vivam de acordo com as escrituras da mesma maneira que você o faz, e isto frequentemente lhe dá um papel de tolo. Mesmo mentiras óbvias soam plausíveis para você. Aumente em 2 as dificuldades de todas as rolagens para detectar quaisquer tipos de mentiras e zombarias.

Insone (2 pts defeito)
Conseguir dormir é difícil quando você conhece o tipo de criaturas que vagueiam pela noite, a serviço do demônio. Permanecer dormindo é ainda mais difícil. Você se mexe e não consegue dormir durante a noite. Faça um teste de Força de Vontade (dificuldade 7) a cada noite antes do personagem ir dormir. Se a rolagem falhar, o personagem não dormirá; todas as dificuldades de Percepção aumentarão em 2 no dia seguinte. Bênçãos que impeçam o personagem de dormir apenas tornam este defeito ainda pior.

Ignorante do sobrenatural (3 pts defeito)
Sua curta experiência na vida como inquisidor o tornou um grande conhecedor do mund sobrenatural – pelo menos você assim acha. A maioria das coisas que você acha que sabe está completamente errada. Quando você descobrir, por exemplo, que armas de prata na verdade não matam vampiros, ou que medalhas de santos não o protegem dos feitiços das bruxas (assumindo que você sobreviva a experiência), você provavelmente assumirá tratar-se de algo único daquele vampiro específico (ou bruxa), e não que seu “conhecimento” esteja errado. O jogador precisa de alguma forma livrar-se deste defeito (talvez comprando conhecimentos como Ocultismo ou Sabedoria Popular, ou estudando um Inquisidor com grande nível de exposição) antes de poder ganhar qualquer Dom acima do nível de Acólito.

Orthodoxo (1 pt qualidade)
Enquanto outros adotam o catolicismo com uma ou duas pequenas mudanças pessoais que os façam sentir melhor em relação à religião (e que podem torná-los hereges no processo), você aceita o catolicismo completamente. Você é um devoto completo e fiel, feliz em ignorar qualquer evidência que possa levantar dúvidas sobre a teologia da igreja ou sua hierarquia terrena. Você aceita como sendo a própria verdade de deus qualquer coisa que os poderes constituídos lhe digam. É fácil socializar quando você aceita tudo que lhe dizem.Todas as rolagens sociais pertinentes aos representantes da igreja são feitas com dificuldade -2, desde que você faça conforme lhe é dito e abrace completamente a posição da igreja em todas as coisas.

Arrogante (1 pt defeito)
Se você acredita ou não que é melhor do que os outros, aqueles a seu redor tem um sentimento consistente de que você tem uma atitude “sou mais santo do que você”. Você pode usar frases sarcásticas com muita frequência, ou pode realmente acreditar que é mais santo do que a maioria daqueles com quem interage. De qualquer forma, você sofre um modificador de +1 na dificuldade de todas as rolagens sociais para interagir com aqueles de estatura social igual ou inferior. Este defeito só afeta os amigos e aliados do personagem, não tendo efeito com sua interação com o Inimigo.

Passado criminoso (1 pt defeito)
Embora você seja atualmente um indivíduo honesto e muito devoto, isto nem sempre foi verdade. Em algum ponto do passado você era um conhecido e violento criminoso e pode ter sido um homem procurado por suas atividades criminosas. Todas as rolagens sociais com aqueles que conheçam seu histórico criminoso são feitas com dificuldade +2. Alguns membros do clero em particular ficariam ansiosos para trazê-lo diante da justiça se descobrissem sobre seu passado. Aquele que conhecem quem você é dificilmente lhe darão o benefício da dúvida a menos que você tenha realmente provado estar verdadeiramente reformado.

Fanático Malicioso (2 pts defeito)
Cristãos tementes a deus não têm nada a temer, mas você sente grande prazer em causar dor e sofrimento daqueles que não seguem a deus. Hereges , bruxas e os que sigam qualquer fé além do estrito catolicismo são alvos para você. Sempre que tiver a oportunidade de fazer um infiel sofrer, você se sente inclinado a fazê-lo. Faça uma rolagem de Força de Vontade (dificuldade 6) quando o personagem estiver numa posição onde possa causar dor e sofrimento a um descrente; se pelo menos um sucesso for atingido, o personagem satisfaz sua vontade sádica. Caso não esteja nesta posição, procurará atormentar a vítima da forma mais sádica possível. Se o personagem é Indiferente, a dificuldade da rolagem sobe para 8.

Convertido (1 pt defeito)
Embora seja católico (e muito devoto), você foi originalmente educado em outra fé. Seu passado como judeu (ou até como sarraceno) é inconfundível e volta para assombrá-lo de tempos em tempos. Você sofre um modificador de dificuldade +1 em rolagens sociais envolvendo outros inquisidores que não o conheçam. Ao lidar com inquisidores nas garras da Indiferença, você sofrerá um modificador de +2. É provável que o preconceito deles seja expressado de formas diretas e mesquinhas.

Sangue amargo (1 pt de qualidade)
O senhor fez com que seu sangue seja amargo para as línguas malignas dos mortos vivos. Ao provar de seu sangue, um vampiro jamais irá querer se alimentar de você novamente. É claro que não há nada que impeça um vampiro de sangrá-lo apenas por diversão, mas você será o último receptáculo que um vampiro escolheria beber. Um vampiro sugando mesmo apenas um ponto de sangue de você precisa ser bem sucedido num teste de força de vontade (dificuldade 9) para continuar sugando, mesmo se estiver faminto. Entretanto, um vampiro em frenesi por fome, o drenará sem piscar.

Sensitivo a Indiferença (1 pt de qualidade)
Você sabe bem que nem sepre os Inquisidores são os modelos de perfeição de piedade que os outros imaginam que eles sejam. Mais ainda, você sente quando outros inquisidores se tornam indiferentes. Teste Percepção + Empatia (dificuldade 6) sempre que o personagem estiver na presença de companheiros Indiferentes. Mesmo um sucesso revela quem caiu na Indiferença. A critério do narrador, mais sucessos podem revelar outras informações, inclusive a duração do período de indiferença, ou o quão indiferente o alvo é (quão mais alta sua Convicção é em relação a sua piedade), seu Impulso e detalhes similares.

Graça (2 pts de qualidade)
Você não apenas tem grande orgulho de fazer o trabalho de deus, mas você também tem a compaixão e humanidade para evitar os perigos associados com níveis tão altos de convicção. Sua convicção pode ser até 2 pontos mais alta do que sua Piedade antes de você apresentar os traços da Indiferença. Um inquisidor com esta qualidade não pode se tornar indiferente se sua piedade for 8 ou maior.

Prodígio na ordem (3 pts de qualidade)
Você está perfeitamente sintonizado com a sabedoria e princípios de sua ordem, tanto que sua compreensão intuitiva dos dons de sua ordem o impede de sofrer maldições ao aprendê-los, Mesmo em circunstâncias difíceis, você não adquire maldições ao aprender os dons de sua própria ordem. Entretanto, aprender os dons de outras ordens, ainda o coloca em risco. Personagens da Ordem vermelha e Murnau não podem obter esta qualidade.

Consciência de Santo ( 3 pts de qualidade)
Como todos os cristãos lutando na vida, você pode cometer erros. Entretanto, ocasionalmente em tempos de grande ambiguidade moral, você pode rezar e pedir a deus por direcionamento – e recebê-lo. Uma vez por sessão de jogo, quando o personagem estiver numa situação moralmente confusa, poderá orar e obter uma resposta clara que o direcione a um curso de ação que é o mais moral (e que terá menores consequências). OS personagens podem usar esta qualidade para evitar agir de foras que os levariam ao estado de Indiferença ou outra consequência negativa. O narrador determinará qual é a melhor trilha o personagem deve seguir e o direcionará para este caminho.

Reconhecimento vampírico (3 pts de qualidade)
Você está bem preparado para executar suas tarefas de Inquisidor. Você é capaz de detectar um vampiro a 10 passos de distância. Há algo neles que você aprendeu a reconhecer – algo que os outros parecem não perceber. Talvez seja o suave odor metálico, ou uma tendência adquirida de olhar para o pescoço das pessoas para ver se há pulso. Qualquer que seja o caso, você consegue diferenciar um vampiro de um mortal com um teste de Percepção + Prontidão dificuldade 7. A Qualidade Rubor da Saúde ou outros fatores mitigantes podem aumentar esta dificuldade a critério do narrador.

Abençoado divinamente (4 pts qualidade)
Você é o beneficiário de um grau extraordinário de graça divina. Enquanto outros parecem sofrer maldições como forma de reparação ou punição por seu acesso ao poder divino, você parece carregar um fardo leve, raramente sendo acometido pelas maldições que afetam a outros inquisidores. Adicionalmente a quaisquer outros modificadores que possam surgir em jogo, todas as rolagens relacionadas a adquirir novas maldições (veja dark ages Inquisitor pag 202) serão feitas com um modificador de -2

Inviolado (4 pts qualidade)
Seu corpo é tão cheio do espírito santo que os espíritos invasores não conseguem penetrá-lo. Você não pode ser possuído por demônios, fantasmas, vampiros, bruxas ou qualquer outra criatura. Esta qualidade só protege de Dominação 5; todas as outras aplicações da disciplina Dominação funcionam normalmente.

Exorcista talentoso (5 pts qualidade)
Você tem um talento para forçar demônios e espíritos invasores para fora dos corpos físicos que não os pertencem. Você provavelmente é muito conhecido e altamente requisitado por suas habilidades em exorcismo. As dificuldades para todas as rolagens de exorcismo (veja o Rito Sagrado de Exorcismo na pág 195 do livro Dark Ages Inquisitor) são reduzidas em 3. Além disso, se estiver conduzindo o exorcismo em conjunto com outros inquisidores e um deles tirar falha crítica, você pode tomar o fardo sobre si mesmo e gastar um ponto de vontade permanente para impedir a perda dos sucessos acumulados do grupo.

Halo (5 pts qualidade)
Você é inquestionavelmente abençoado. Você tem um halo - não o tradicional halo de luz como numa aura divina, mas um que lhe é bem útil. Personagens com esta qualidade irradiam um ar de divina serenidade. Embora seja possível tomar ações agressivas contra tais personagens,  os agentes do demônio que queiram fazê-lo precisam gastar um ponto de força de vontade a cada vez (por exemplo, um vampiro que insista em atacar um personagem com halo por 3 turnos consecutivos precisará gastar 3 pontos de força de vontade para fazê-lo.

Marionete do demônio (3 pts defeito)
Demônios e outros espíritos invasores consideram seu corpo incomumente fácil de dominar e usar como se pertencess a eles. Qualquer tipo de entidade invasora, seja demônios, vampiros, feiticeiros ou outra criatura, terá uma facilidade muito maior de dominar o seu corpo do que o de uma outra vítima. Criaturas possuindo seu corpo terão uma dificuldade de -2.

Inclinação a maldições  (4 pontos de defeito)
Alguns inquisidores são destinados a exercer grande poder divino com fardo relativamente pequeno em sua luta contra o Inimigo. Outros, como você, podem receber as vantagens do poder divino, mas tal poder quase sempre vem com um alto preço. Além de qualquer modificador que venha a ocorrer em jogo, todas as rolagens relacionadas a adquirir novas Maldições (veja dark ages inquisitor pág 202) estarão sujeitas a um modificador de +2

Azarado (4pts de defeito)
Devido a quão dedicado você é ao fazer a obra de Deus - e ao fato de saber que ele olha por você - é surpreendentemente raro as coisas lhe serem favoráveis. Sempre que uma oportunidade de brilhar aparece, algo ocorre para arruiná-la. Uma vez por sessão de jogo o narrador deve aumentar a dificuldade em 2 de uma rolagem importante. Se você falhar na rolagem será devido a algum elemento aleatório da falta de sorte (seu joelho fraquejando ao sacar a espada por exemplo ).

Aleijado espiritualmente  (5pts de defeito)
A despeito de sua grande convicção e devoção a deus e à igreja, você ainda é desafiado a obter uma compreensão maior de uma virtude superior em particular. Uma das 3 virtudes superiores - escolha uma na criação do personagem - está totalmente além de sua compreensão. Você pode ser muito preguiçoso para obter Zelo, muito teimoso para desenvolver sabedoria ou muito esgotado para manifestar fé. A despeito da causa, você não poderá adquirir esta virtude superior.

Fonte: Dark Ages Inquisitor Companion págs 124 a 127




Nenhum comentário:

Postar um comentário